Entrevista Concedida ao Jornal Vanguarda

04/06/2010 08:30

 

A importância do casqueamento para os cavalos
 

A saúde do cavalo depende de inúmeros fatores. O casqueamento e o ferrageamento são dois pontos fundamentais para que o animal apresente um bom desempenho e alguns desconfortos sejam eliminados. Aparar o casco do equino é necessário desde os primeiros dias do potro e, quando realizado de maneira correta, diminui alguns problemas que podem causar dor ao animal.

“O principal objetivo de aparar o casco é que, na natureza, eles por si só já realizam esse processo. Quando estão presos, o crescimento continua e por isso é preciso de interferência para não causar problemas ao cavalo. O ideal é que este procedimento seja realizado a cada 30 dias”, explica o instrutor de casqueamento e ferrageamento, Alessandro de Souza.

O importante é informar a maneira correta e o limite que o casco pode ser cortado. “Por meio dessas aparações é possível corrigir alguns desconfortos. Os animais que são utilizados frequentemente também necessitam ser ferrados. Esses dois processos podem até mesmo arrumar problemas ósseos”, explica Alessandro.

É comum, em muitos casos, que os cavalos apresentem algumas reações que indicam dor e as pessoas não encontram o problema. Tudo isso pode ser causado por um casco mal cortado ou por uma ferradura mal colocada. “É um trabalho simples que qualquer pessoa pode aprender, mas que é necessário ter conhecimento da anatomia do equino para fazer corretamente”, relata o instrutor.

Pensando na importância disso para os animais, o Centro de Equoterapia realiza nos dias 5 e 6 de junho o curso de casqueamento e ferrageamento. As aulas serão ministradas por Alessandro de Souza, do Haras de Araranguá. “Nós pensamos em trazer este curso para cá porque sabemos da importância de um trabalho bem realizado. É indicado para qualquer pessoa, homens, mulheres, aqueles que cuidam, donos e donas de cavalos, já que muitos não sabem como realizar o procedimento e acabam machucando o animal”, conta Maria da Glória Pillon Nunes, proprietária do centro.

As inscrições podem ser realizadas pelos telefones 3465-3362 e 9958-2751, com Glória e Carlos.

Além disso, o Centro de Equoterapia oferece aulas de equitação, passeios a cavalo, almoço e café da manhã. O local também é aberto para festas, reuniões, aniversários e realiza cavalgadas terapêuticas com acompanhamento de psicólogo para qualquer pessoa. No dia do curso também há a possibilidade de se hospedar no local.
 

www.jvanguarda.com.br